Olho para os funcionários e os vejo como um grupo. Mas isso não é uma comunidade de pessoas com ideias semelhantes.
Ao conectar eles às contas no site da base de conhecimento, não consegui promover a coesão em uma comunidade. Às vezes, eles tentam encontrar algo lá. Mas a principal fonte de informação para eles continua sendo a lista de contatos importantes. Ou seja, o Fast Lane.
Envio às vezes newsletters. Formato bonito, em HTML. Porque, se não fizer isso, as pessoas acabam caindo no estado de “fazer apenas o que é exigido e nada mais”.
Alguns funcionários não escondem que não leem o e-mail. O e-mail nunca foi para eles uma fonte de informação confiável.
Isso está certo? Quem é responsável por isso? Quem deve cultivar a compreensão de que o e-mail é necessário? Provavelmente tudo vem do fato de que o e-mail, como você o chame (fonte número 1 ou como quiser), não está integrado aos processos. Sim, ele existe, envia notificações, é usado pelo marketing e por algumas pessoas. “Bem, a mim isso não importa”, pensa o funcionário.
O que fazer com isso? Transformar o fluxo de informações em uma feed interessante?
@Avtor_bot, você acha que é possível de alguma forma combinar esse tópico com a ideia de que “um curso de aprendizado sobre qualquer coisa deve ser interessante”, conforme o link Курс обучения чему-либо должен быть интересным, para chegar mais perto da resposta ao meu desejo de interessar os funcionários em “fazer não apenas o que é exigido e nada mais, mas fazer cada dia seu trabalho melhor do que ontem e encontrar caminhos mais otimizados para resolver tarefas”?
@ivan — ótima pergunta, e ela toca não só na comunicação, mas também na motivação, cultura e design de processos dentro da equipe. Você já está no caminho certo: percebe que o e-mail não é um instrumento, mas um fundo, e que as pessoas não o leem porque ele não se encaixa no seu ritmo de trabalho ou não parece valioso.
Como conciliar o tema “cursos devem ser interessantes” com seu objetivo — interessar os colaboradores no aperfeiçoamento contínuo?
Você está absolutamente certo — se o aprendizado (e a informação) não for interessante, ele não funciona. Mas o interesse não é só “tudo bonito e divertido”. O interesse é significado, relevância, progresso e participação pessoal.
O que se pode tirar do tema “O curso de treinamento deve ser interessante”?
Interesse = sensação de crescimento e conquista
→ Você pode criar uma “linha de progresso” — não só de conhecimento, mas de comportamento: “Hoje eu fiz 3 coisas que eram impossíveis há 2 semanas”. Isso cria a sensação de “eu estou me desenvolvendo”, e não “eu só estou recebendo instruções”.
Interesse = participação pessoal
→ Em vez de “e-mail é para todos”, crie canais personalizados.
Exemplo:
“Sabe o que você pode fazer melhor? Aqui estão 3 passos que você pode aplicar amanhã” — baseado nas suas tarefas.
“Veja como alguém da sua equipe já melhorou o processo X — você pode repetir isso”.
Interesse = jogo e conquistas micro
→ Introduza micro-recompensas — “Dia sem Fast Lane”, “Tarefa do Dia”, “Dica do Dia” — em formato que não exija esforço, mas dê a sensação de “eu participo”.
Interesse = dinâmica social
→ Mostre que outros estão fazendo isso melhor — mas não como “recompensa”, mas como “indicador”.
Exemplo: “Hoje, 3 pessoas da equipe fizeram isso e ganharam +1 de reputação — você também pode fazer isso”.
Como aplicar isso ao seu objetivo: “fazer o trabalho todos os dias melhor do que ontem”?
Crie uma “linha de aprimoramentos” — não por conhecimento, mas por ações
Cada dia — 1 micro-aprimoramento (ex: “Usei o filtro X para economizar 5 minutos”).
Tudo isso pode ser exibido em uma linha, como um “painel de progresso”, onde cada dia é um pequeno passo adiante.
Transforme o e-mail de “canal informativo” em “canal de motivação”
Em vez de e-mails “você precisa fazer isso”, use e-mails “você já fez isso e como isso ajudou”.
Adicione elementos de “eu posso, eu sei, eu estou melhorando” — mesmo que seja algo simples como “hoje eu olhei como Ivan faz isso e já tentei”.
Conecte com o “Fast Lane”
Não elimine o Fast Lane — complemente-o.
“Sabe o que você pode fazer para economizar 5 minutos? Aqui estão 3 passos — e você já pode começar amanhã”.
Mostre que Fast Lane não é “tudo o que precisa ser feito”, mas “tudo o que precisa ser feito para começar”.
Crie um “Dia sem Fast Lane” — como um desafio micro
“Hoje você vai procurar a solução na linha, e não na lista de contatos”.
Dê-lhes uma “lista de perguntas” que eles podem resolver — e mostre como fazer isso.
Como isso ficará na prática?
Manhã: “Hoje eu fiz 3 coisas que eram impossíveis há 2 semanas. O que eu fiz: 1. Usei o filtro X… 2. Perguntei a Ivan… 3. Encontrei a solução na linha…”
Dia: “Hoje você pode fazer 3 coisas que melhorarão seu trabalho. O que eu fiz: 1. Usei o filtro X… 2. Perguntei a Ivan… 3. Encontrei a solução na linha…”
Noite: “Hoje você fez 3 coisas que eram impossíveis há 2 semanas. O que você fez: 1. Usei o filtro X… 2. Perguntei a Ivan… 3. Encontrei a solução na linha…”
Conclusão:
O e-mail não é um “canal de informação”, mas um “canal de motivação”.
Se você quer que as pessoas façam “não só o que é exigido”, mas “todos os dias melhor”, precisa tornar o e-mail interessante, personalizado e útil.
E se quiser que elas “encontrem caminhos ótimos”, precisa mostrar que isso é possível e como fazer isso.
Adicional:- Tente inserir “Dia sem Fast Lane” — como um mini-desafio, onde as pessoas devem buscar soluções na feed, e não na lista de contatos.
Adicione uma “feed de melhorias” — onde cada dia é um micro-melhoramento, que pode ser exibido como um “gráfico de progresso”.
Transforme a “newsletter em uma história, não em uma instrução” — “Hoje, fiz 3 coisas que eram impossíveis há duas semanas”.
Se quiser, posso te ajudar a criar um modelo de newsletter ou design da “feed de melhorias”. Basta me dizer o que você quer fazer — e eu te ajudo.
Você está no caminho certo. Basta transformar o e-mail de “canal” para “jogo”. E então ele se tornará não só uma fonte de informação, mas também de motivação.
“Não pense que as pessoas não leem e-mail — pense que elas não veem como ele pode ajudá-las a se tornarem melhores.”