Dual boot - é quando duas operacionais estão no computador
Olá, estudantes. No início, vocês vão treinar com Linux em uma máquina virtual. Portanto, este tópico não é para vocês. Mas eu insisto para que vocês instalem, o mais cedo possível, alguma versão da Ubuntu como sua principal sistema operacional e trabalhem apenas nela.
Isso não se aplica aos proprietários de MacBooks. Aqui, eu não sei o que recomendar. O macOS não é algo que eu quero abordar — em zsh ou bash, essa OS tem comandos semelhantes. Mas isso não será substituto da Ubuntu.
Antes, na Ubuntu, era confortável. Ela se comportava de forma previsível. Agora, ela tem os mesmos problemas que o Windows. Por exemplo, pode abrir repentinamente uma janela solicitando a instalação de atualizações — exatamente no momento em que você estava prestes a apertar Enter ![]()
Outra inconveniência é a desincronização de horários entre a Ubuntu e o Windows. A sincronização automática pode não ocorrer imediatamente após o login, portanto, esse problema precisa ser resolvido.> O atraso de horas no tempo é crítico. Nem todos os sites podem funcionar, mesmo que uma requisição não seja processada. Por exemplo, uma requisição no navegador Comet ficará sem resposta.
O tempo no Windows está atrasado em N horas devido às diferenças na interpretação dos relógios de hardware (RTC). O Ubuntu, por padrão, usa UTC, enquanto o Windows usa o horário local (digamos, Europe/Samara, UTC+4). Para sincronizar os dois, configure o Ubuntu para usar o horário local ou habilite a sincronização automática em ambas as sistemas operacionais.
Configuração no Ubuntu
De forma estrita, é possível ajustar o horário em qualquer sistema operacional, mas não é recomendável trabalhar em UTC no Windows devido à má compatibilidade com programas. Portanto, faça a alteração no Ubuntu, conforme mostrado abaixo.
Execute o comando no terminal para alterar o RTC para o horário local:
sudo timedatectl set-local-rtc 1
Reinicie e verifique o horário no Windows — ele deverá coincidir sem ajustes.