Este blog pode ser lido pelos meus amigos em diferentes países. E nesses países podem ter ocorrido grandes feitos de estado, ou estão acontecendo agora. Esta história é sobre como eu me encontrei em Samara. Ontem no escritório, biscoitos amanteigados com creme foram colocados na cozinha e isso me trouxe essa lembrança.
Em 1992, minha família estava indo para um novo posto de serviço. Nós nos mudamos de Smolensk para o Extremo Oriente. Chegamos à Estação Ferroviária Bielorrussa em Moscou. Ao passar por um café, vi uma última salsicha de massa na vitrine. Eu não pedira muita coisa quando criança, mas aqui eu queria muito e como havia apenas uma, então ofereci para dividir com todos, um mordida cada um. E custava dinheiro inacreditável, algo como 48 copegos, o dobro do preço do sorvete Eskimo. Um vendedor alto e rechonchudo em chapéu branco e jaleco espreitava atrás do balcão de suco e sorria maliciosamente.
Mamãe, é claro, recusou. E eu imediatamente não gostei desse vendedor e de todo o seu balcão.
No terceiro andar da estação, havia uma delegacia, e papai foi lá pegar os bilhetes para o destino. Em vez disso, recebeu uma ordem.
Devido ao recentemente dissolvido URSS, estavam ocorrendo mudanças naturais dentro dos países que foram afetados pelo colapso. Então, em setembro de 1992, a rotação das tropas foi interrompida, nosso apartamento no novo local não foi liberado, o cargo do papai ainda estava ocupado e não havia para onde ir. Nós decidimos viajar sem aviso prévio para a casa da mãe em Samara.
Havia muito tempo até o trem, e a mãe, superando o estresse repentino dessa reviravolta no destino, me levou por aquela salsicha. Ela ainda estava lá! Dividimos com meu irmão porque os pais não estavam com vontade de doces.
Alguns dias depois, fui para a nova escola e a vida urbana começou.
E embora tenha encontrado pelo menos uma pessoa daquele cidade do Extremo Oriente, para o qual eu nunca cheguei, também a encontrei. Ele mora nos EUA, é onde nos conhecemos.