Um dia em Tóquio

Em 2010, consegui realizar uma viagem de trabalho a Tóquio. Durante cinco semanas, trabalhei com os melhores profissionais de um departamento da NEC. Nessa tarefa, estávamos apenas dois: Alexei M. e eu.

Alexei, obrigado pelo apoio e pela comunicação durante a viagem. Foi muito previdente trazer um telefone 3G reserva com cartão SIM turístico. Arigato gozaimashita! (Agradecido!)

Minha tarefa era montar duas configurações de servidor, desenvolvidas pela NEC, com banco de dados Oracle instalado:

• 4 blades operando em paralelo na configuração RAC (Real Application Cluster);
  • 4 blades conectados por uma rede especial como um único todo (Single Oracle Instance).

Os testes foram otimizados para requisições paralelas, e esperava-se que, no equipamento mais moderno, obtivéssemos resultados impressionantes na primeira configuração.

No data center de Fuchū (Tóquio), o chefe do departamento, um japonês com cabelos grisalhos, conectava os cabos nos servidores sozinho, sem permitir que nenhum membro da equipe o ajudasse. Ambas as partes estavam ansiosas pelo resultado, então dedicamos nossos melhores esforços e tentamos fazer tudo ao máximo.

Começamos com a segunda configuração. Durante os testes, obtivemos resultados satisfatórios (números não me recordo). Repetimos várias vezes e, em seguida, mudamos os servidores para o modo cluster RAC.

Os dias passaram, mas os testes mostravam um desempenho significativamente pior do RAC em comparação com o Single. Os testes foram reescritos várias vezes por colegas de Moscou, mas nunca conseguimos alcançar os resultados da segunda configuração. Não compartilhamos os resultados.

Nossos colegas japoneses perceberam nosso desconforto. No 32º dia da viagem, assumindo a responsabilidade pelos testes, tomei a decisão de ir ao gerente japonês com um reconhecimento de que, segundo nossas medições, a configuração RAC estava muito atrás da configuração Single. Nenhuma otimização ou configuração do kernel ou sistema de arquivos RHEL/ext3 nos trouxe melhorias.

O homem idoso, educadamente, ouviu meu relatório diretamente ao lado do servidor. Chamou os demais e pediu que repetissem o que ele havia ouvido. A equipe sorriu junto com ele. E ele disse:

• Esses resultados são exatamente os que esperávamos. A corporação modificou os servidores padrão para que seus processadores e memórias trabalhassem em conjunto. Esperávamos seus testes com carga pesada, e não tínhamos a oportunidade de testar isso por conta própria. Portanto, estamos muito satisfeitos com os resultados — todos os nossos expectativas sobre os novos servidores foram atendidas. Obrigado!

Que alívio foi aquele momento! A grande empresa que eu representava não se importava com o que estava acontecendo dentro de mim, e, na verdade, não se importava com o fato de eu ter decidido apresentar isso como uma demonstração de minha impotência. Mas, aparentemente, isso acontece. Um resultado ruim pode ser, na verdade, um resultado esperado.

O diretor e seu assistente, amigo dele, convidaram Alexei e eu para almoçar em um restaurante caseiro ao lado do data center. Acho que a proposta de provar a comida de suas tigelas é um gesto de grande respeito e hospitalidade.

Os japoneses não usam seu alto cargo. Embora o portão de saída da propriedade estivesse aberto, esperamos três minutos até as 14h para sair todos juntos.

Essa foi a viagem mais impressionante de todas. O contato com as pessoas da Japão naquela época abriu muitas portas em mim. Primeiro, eu esperava ver em Narita pratos voadores, depois procurava por eles nas ruas da cidade. Mas encontrei um Toyota Crown no táxi e carros com formas angulares. Tratores e caminhões comuns. E o trem Narita Express, em dias chuvosos, andava em torno de 40 km/h. Já o metrô, por outro lado, opera com precisão até a segunda, e cada linha emite um som único. Os japoneses são fãs dos trens. A sigla JR tem muito mais significado do que a RZD.> No que diz respeito ao trabalho, aprendi sobre a abordagem que levou a indústria à estabilidade. Agora, talvez algo tenha mudado, e dizem que a Toyota já não é a mesma. Mas foi exatamente daquela fonte que surgiu a expressão de que “primeiro é necessário cultivar bons funcionários, e depois já se pode fazer boas máquinas”, e as empresas japonesas começaram a adotar o conceito de Lean — produção enxuta. Muitas das características desse modelo são aplicáveis ao desenvolvimento de software. Aqui também há esteiras e pessoas. Quero incorporar na minha própria prática o enfoque Lean e Gemba, sobre os quais logo iniciarei uma série de artigos e compartilharei minha experiência sobre como isso funciona na prática.

E, por fim: