Discussão no trabalho: hábito ou consequência?

Что у тебя в голове, то и на столе

Disseram-me uma vez no trabalho que como tenho em casa, assim tenho também nos assuntos do trabalho. Dizem que se não arrumo, não termino as coisas que comecei, e que me pego a mudar de tarefa constantemente, então é assim que me comporto também no trabalho.

Partilho algumas ideias sobre o contrário. No trabalho, diariamente, há anos, estou sujeito a mudanças constantes, a ser “multitarefa”, a saltar entre chats e temas com tarefas urgentes.

E não será por isso que desenvolvo a tendência de me comportar da mesma forma fora do trabalho?

Lembro-me que, ainda na universidade, pedi ao meu chefe para me dar a oportunidade de terminar uma tarefa antes de começar outra. Não o fizeram. E este problema acontece em todo o lado.

• Escolho tintas numa embalagem de tinta várias. O cliente quer ver como estão os trabalhos, faz-lhe um workshop e uma visita guiada. Mas as outras duas opções ainda não estão prontas? Precisa sair no fim de semana para ter tudo pronto para segunda-feira. E se tem três horas de trabalho, não gaste tempo em vão, ajude também a arrumar. (O serviço estava aberto e teve que se distrair com os visitantes.)

• Sou vigia numa farmácia: Classifico medicamentos e respondo ao telefone ao mesmo tempo, recebo encomendas e envio para o balcão. O cliente está insatisfeito e precisa apaziguar o conflito, enquanto ele fez a encomenda, é preciso que o resolva também. Porquê os medicamentos ainda não estão classificados?

• Enquanto calcula um modelo, escreve uma nota e vai ver o engenheiro chefe para assinar. Ao regressar, o modelo caiu e o cálculo não foi feito, mas já tem outras tarefas mais importantes? Porquê que tudo demora tanto? Poderia escrever um script para automatizar. O que está a escrever? Melhor ajuda os engenheiros. Porque o modelo não foi lançado no cálculo, qual é outro script?

• Organiza uma entrevista e depois faz a integração de um novo funcionário. Amanhã vai viajar a trabalho. Um prod caiu. Outro prod caiu. Ah, certo e este também. Ainda está aqui? Espera-o. ASAP

• O mais importante é o alto nível de serviço ao cliente. Por que gasta tanta atenção e cuidado com um pequeno cliente como gasta com um grande? Por que ele nos vai embora, faça alguma coisa! Precisa correr para Creta para a pré-venda (sou suporte técnico, não posso ajudar nos assuntos de outras pessoas e a viagem para Creta irá arruinar a minha oportunidade de ir para os EUA). Ooo, como é bom que pensaste em como processar automaticamente as estatísticas e mostrar a temperatura do cliente. Precisamos disso agora, aprendemos a vender, mas não sabemos reter clientes! És muito caro para nós e, de facto, és um pouco velho.

• As tarefas mais importantes para si são a pré-venda. Depois, as suas próprias. Os scripts Ansible não funcionam com o prod para teste. O prod caiu. Há algo estranho aqui, pode conectar-se? (Tenho uma ligação com o banco) Precisa conectar-se, sem si ninguém consegue resolver. Precisa de si e deles também. E eles esperam por si. E o que está a fazer na verdade? Ajude a escrever um artigo no Habr (Ok, mude o estilo de “eu sou uma menina não entendo nada” para “sou um técnico e entendo a matéria”). Responda aos comentários, estamos a ser criticados porque o artigo foi escrito por um gerente que não sabe. Não se esqueça da pré-venda. Se não entenderem nada, contacte os analistas, explique. Ah, certo, se eles não conseguirem entender de todo, faça-o sozinho, ninguém mais conseguirá. Prazo até ao almoço. Como está o CI/CD?

• Eu o que devo fazer pelo seu trabalho? Escalada para o CEO: Eu o que devo fazer pelo seu trabalho? Faça no prazo, transfira as caixas para as meninas do departamento. Ajude a transportar os documentos para o arquivo. Pendure finalmente os espelhos. Como é que o seu espaço de trabalho está tão ocupado por outra pessoa? Bem, encontre-se com outra (encontrou um escritório trancado, recebeu permissão do proprietário do edifício para instalar o seu próprio cadeado). Quando vai sair daqui? Quando estarão prontas as máquinas de software? Esperam por si em Moscovo. Pena que não tenham prémios - não podem privar-vos disso. Devem sentir-se culpados quando saem do trabalho. Demite-me: Será que vamos aumentar o seu salário e ficará? Eu: +15 mil. Eles: Não, é muito.

• E num momento, dizem-me: Saiba dizer “não”. Riem consigo? Mesmo vocês estão a contradizer-se, senhor diretor. Estão a acumular pessoas e esperam que elas saiam do escritório e tragam a melhor versão de si amanhã para o seu trabalho.:man_facepalming:

Então não. Os hábitos de criar confusão em casa são devido a essas suas coisas de trabalho, e não o contrário.

A propósito, recomendo a série “Divisão” (sobre a divisão da consciência entre uma parte de trabalho e uma parte fora do trabalho).